terça-feira, 14 de abril de 2009

MOACYR SCLIAR É O CONVIDADO DO PROJETO CONVERSANDO


O projeto Conversando, organizado pelo Espaço de Oficinas Literárias Charles Kiefer, oferece no dia 26 de maio (terça-feira), das 14h às 16h, uma palestra com o escritor gaúcho Moacyr Scliar. Durante duas horas, 12 pessoas terão a oportunidade de conhecer a vida e a obra de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Os participantes receberão ao final do evento o livro de contos Histórias para quase todos os gostos, publicado pela L&PM, autografado pelo escritor.

Moacyr Scliar é autor de 80 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil. Suas obras já foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica. O autor foi agraciado com diversos prêmios como o Prêmio Academia Mineira de Letras (1968), Prêmio Joaquim Manoel de Macedo (Governo do Estado do Rio, 1974), Prêmio Cidade de Porto Alegre (1976), Prêmio Brasília (1977), Prêmio Guimarães Rosa (Governo do Estado de Minas Gerais, 1977), Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2007), Prêmio Casa de las Americas (1989), Prêmio Pen Club do Brasil (1990), Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre, 1997 e 2002), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998) e Prêmio Mário Quintana (1999).

Além de escritor e médico, registra passagem pela Academia como professor visitante na Brown University (Department of Portuguese and Brazilian Studies), e na Universidade do Texas (Austin) nos Estados Unidos. Freqüentemente é convidado para conferências e encontros de literatura no país e no exterior.

Moacyr Scliar atua como colunista dos jornais Zero Hora, Folha de São Paulo e Correio Brasiliense, além de colaborar com vários órgãos da imprensa no país e no exterior. Tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio e é um dos membros da Academia Brasileira de Letras.

O projeto Conversando ocorre no Espaço de Oficinas Literárias Charles Kiefer, que fica na Rua Itororó, 175/sala 206, no bairro Menino Deus.



Exibir mapa ampliado.
Interessados em obter outras informações sobre o evento podem entrar em contato através do e-mail oficinack@cpovo.net.
As vagas são limitadas a 12 participantes e as inscrições já estão abertas.

Jornalista Responsável: Marta Tejera (51) 8116-7928 ou martatejera@cpovo.net

Um comentário: