quarta-feira, 27 de maio de 2009

CONVERSANDO COM MARTHA MEDEIROS SERÁ EM 22 DE JUNHO


Dia 22 de junho é a vez de Martha Medeiros participar do projeto Conversando, organizado pelo Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias. A partir das 12h até às 14h a escritora vai se reunir com um grupo de no máximo 12 pessoas para falar sobre literatura.

Martha Medeiros é formada em Comunicação Social e já atuou como publicitária. Na literatura tem obras publicas em vários gêneros: poesia, crônica, romance. Como poeta, publicou os seguintes livros: Strip Tease (Brasiliense, 1985), Meia-Noite e Um Quarto (L&PM, 1987) Persona Non Grata (L&PM, 1991), De Cara Lavada (L&PM, 1995), Poesia Reunida (L&PM, 1999) e Cartas Extraviadas e Outro Poemas (L&PM, 2001). Em maio de 1995 lançou seu primeiro livro de crônicas, Geração Bivolt (Artes & Ofícios), onde reuniu artigos publicados no jornal Zero Hora e textos inéditos. Em 1996 lançou o guia Santiago do Chile, Crônicas e Dicas de Viagem, fruto dos oito meses em que viveu na capital chilena. Seu segundo livro de crônicas, Topless (L&PM, 1997), ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura.

Seu primeiro best seller no gênero crônica foi a coletânea Trem-Bala, adaptada com sucesso para os palcos, sob direção de Irene Brietzke. Os três últimos volumes de crônicas publicadas foram Non-Stop/Crônicas do Cotidiano (2001), Montanha-Russa (2003, segundo lugar no Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Açorianos) e Coisas da Vida (2005). Seu romance Divã, lançado pela editora Objetiva, já vendeu mais de 70.000 exemplares, foi publicado na França, Suiça, Itália, Portugal e Espanha, virou peça de teatro com Lilia Cabral no papel principal e acaba de estrear no cinema, já atingindo 1 milhão de espectadores no primeiro mês. Martha Medeiros também já navegou pela literatura infantil e pela editora Projeto lançou Esquisita Como Eu.

Também possui na sua bagagem como ficcionista outros dois livros: Selma e Sinatra e Tudo que eu queria te dizer, um livro de cartas fictícias que já está na sexta edição e acaba de ser lançado na Itália. É colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, além de colaborar para outras publicações. Seu mais recente lançamento é o livro Doidas e Santas, que reúne 100 crônicas publicadas entre outubro de 2005 e julho de 2008 e que já é um dos livros mais vendidos do país, segundo a lista da revista Veja. As inscrições para participar do Conversando com Martha Medeiros já estão abertas. Os participantes receberão no dia do evento um exemplar da obra Doidas e Santas, autografada. Outras informações e inscrições através do telefone (51) 8116-7928 ou oficinack@cpovo.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário