domingo, 31 de maio de 2009

Autores e datas do Projeto Conversando

Projeto Conversando
Rua Itororó, 175/206
Valor: 100,00

Autores e datas

Moacyr Scliar II
08 de junho
12-14h
(Lotado)

Luis Augusto Fischer
09 de junho
14-16h

Martha Medeiros
22 de junho
12-14h

Ruy Carlos Ostermann
29 de junho
12-14h

Juremir Machado da Silva
04 de agosto
12h-14h

quarta-feira, 27 de maio de 2009

CONVERSANDO COM MARTHA MEDEIROS SERÁ EM 22 DE JUNHO


Dia 22 de junho é a vez de Martha Medeiros participar do projeto Conversando, organizado pelo Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias. A partir das 12h até às 14h a escritora vai se reunir com um grupo de no máximo 12 pessoas para falar sobre literatura.

Martha Medeiros é formada em Comunicação Social e já atuou como publicitária. Na literatura tem obras publicas em vários gêneros: poesia, crônica, romance. Como poeta, publicou os seguintes livros: Strip Tease (Brasiliense, 1985), Meia-Noite e Um Quarto (L&PM, 1987) Persona Non Grata (L&PM, 1991), De Cara Lavada (L&PM, 1995), Poesia Reunida (L&PM, 1999) e Cartas Extraviadas e Outro Poemas (L&PM, 2001). Em maio de 1995 lançou seu primeiro livro de crônicas, Geração Bivolt (Artes & Ofícios), onde reuniu artigos publicados no jornal Zero Hora e textos inéditos. Em 1996 lançou o guia Santiago do Chile, Crônicas e Dicas de Viagem, fruto dos oito meses em que viveu na capital chilena. Seu segundo livro de crônicas, Topless (L&PM, 1997), ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura.

Seu primeiro best seller no gênero crônica foi a coletânea Trem-Bala, adaptada com sucesso para os palcos, sob direção de Irene Brietzke. Os três últimos volumes de crônicas publicadas foram Non-Stop/Crônicas do Cotidiano (2001), Montanha-Russa (2003, segundo lugar no Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Açorianos) e Coisas da Vida (2005). Seu romance Divã, lançado pela editora Objetiva, já vendeu mais de 70.000 exemplares, foi publicado na França, Suiça, Itália, Portugal e Espanha, virou peça de teatro com Lilia Cabral no papel principal e acaba de estrear no cinema, já atingindo 1 milhão de espectadores no primeiro mês. Martha Medeiros também já navegou pela literatura infantil e pela editora Projeto lançou Esquisita Como Eu.

Também possui na sua bagagem como ficcionista outros dois livros: Selma e Sinatra e Tudo que eu queria te dizer, um livro de cartas fictícias que já está na sexta edição e acaba de ser lançado na Itália. É colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, além de colaborar para outras publicações. Seu mais recente lançamento é o livro Doidas e Santas, que reúne 100 crônicas publicadas entre outubro de 2005 e julho de 2008 e que já é um dos livros mais vendidos do país, segundo a lista da revista Veja. As inscrições para participar do Conversando com Martha Medeiros já estão abertas. Os participantes receberão no dia do evento um exemplar da obra Doidas e Santas, autografada. Outras informações e inscrições através do telefone (51) 8116-7928 ou oficinack@cpovo.net.

domingo, 24 de maio de 2009

Moacyr Scliar no Conversando, dia 26 de maio

O projeto Conversando, organizado pelo Espaço de Oficinas Literárias Charles Kiefer, oferece no dia 26 de maio (terça-feira), das 14h às 16h, uma palestra com o escritor gaúcho Moacyr Scliar. Durante duas horas, 12 pessoas terão a oportunidade de conhecer a vida e a obra de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Os participantes receberão ao final do evento o livro de contos Histórias para quase todos os gostos, publicado pela L&PM, autografado pelo escritor.

Moacyr Scliar é autor de 80 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil. Suas obras já foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica. O autor foi agraciado com diversos prêmios como o Prêmio Academia Mineira de Letras (1968), Prêmio Joaquim Manoel de Macedo (Governo do Estado do Rio, 1974), Prêmio Cidade de Porto Alegre (1976), Prêmio Brasília (1977), Prêmio Guimarães Rosa (Governo do Estado de Minas Gerais, 1977), Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2007), Prêmio Casa de las Americas (1989), Prêmio Pen Club do Brasil (1990), Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre, 1997 e 2002), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998) e Prêmio Mário Quintana (1999).

Além de escritor e médico, registra passagem pela Academia como professor visitante na Brown University (Department of Portuguese and Brazilian Studies), e na Universidade do Texas (Austin) nos Estados Unidos. Freqüentemente é convidado para conferências e encontros de literatura no país e no exterior. Moacyr Scliar atua como colunista dos jornais Zero Hora, Folha de São Paulo e Correio Brasiliense, além de colaborar com vários órgãos da imprensa no país e no exterior. Tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio e é um dos membros da Academia Brasileira de Letras.

O projeto Conversando ocorre no Espaço de Oficinas Literárias Charles Kiefer, que fica na Rua Itororó, 175/sala 206, no bairro Menino Deus. Exibir mapa ampliado.Interessados em obter outras informações sobre o evento podem entrar em contato através do e-mail oficinack@cpovo.net. As vagas são limitadas a 12 participantes e não há inscrições abertas.

No dia 15 de junho, segunda-feira, às 12h, haverá um terceiro grupo. Para este, ainda temos vagas. Inscreva-se.

Jornalista Responsável: Marta Tejera (51) 8116-7928 ou martatejera@cpovo.net

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Conversando: autores, datas e horários

Projeto Conversando
Rua Itororó, 175/206
Valor: 100,00

Nei Lisboa
22 de maio
16-18h
(Lotado)

Rubem Mauro Machado
25 de maio
12-14h

Moacyr Scliar I
26 de maio
14-16h
(Lotado)

Moacyr Scliar II
08 de junho
12-14h
(Lotado)

Luis Augusto Fischer
09 de junho
14-16h

Moacyr Scliar III
15 de junho
12-14h

Martha Medeiros
22 de junho
12-14h

Ruy Carlos Ostermann
29 de junho
12-14h

segunda-feira, 18 de maio de 2009

LUÍS AUGUSTO FISCHER FALA SOBRE LITERATURA & OUTROS TEMAS



Luís Augusto Fischer é o convidado do dia 9 de junho (terça-feira), das 12h às 14h, no projeto Conversando, coordenado pelo escritor Charles Kiefer. Professor universitário, escritor e jornalista Luís Augusto Fischer é Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor-adjunto de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UFRGS, onde leciona desde 1984. Como escritor, lançou livros de ensaio, de crônicas e de contos, entre outros gêneros, tendo como destaque o já clássico Dicionário de Porto-Alegrês e a premiada novela Quatro Negros. Desde junho de 1999, integra o Sarau Elétrico, evento semanal de literatura, no bar Ocidente, em Porto Alegre. Fischer colabora como colunista de vários periódicos, como jornal ABC Domingo, de Novo Hamburgo, jornal Zero Hora, de Porto Alegre, sendo também colaborador eventual das revistas Bravo!, Superinteressante e do jornal Folha de S. Paulo.
O projeto Conversando é dirigido a um público máximo de 12 pessoas e os participantes receberão uma obra do escritor autografada durante o evento. Durante o encontro, os participantes conhecerão as impressões do autor a respeito da literatura, de maneira geral, além de descobrir seu modo de criação e sistema de trabalho, tanto no que diz respeito à crítica literária quanto à produção ficcional.

Conversando com Rubem Mauro Machado

RUBEM MAURO MACHADO É O CONVIDADO DE CHARLES KIEFER NO PROJETO CONVERSANDO

No próximo dia 25 de maio (segunda-feira), das 12h às 14h, o Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias recebe o escritor Rubem Mauro Machado no projeto Conversando.

Machado vai proferir uma palestra para um grupo de no máximo 12 pessoas. Entre os temas da palestra estão a produção literária, aspectos editorias e processo de criação.

Rubem Mauro Machado é jornalista, tradutor e escritor. Começou sua vida profissional como jornalista em Porto Alegre, mas depois seguiu para São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde reside desde 1974. Trabalhou nos principais jornais cariocas, participou de diversas antologias de contos, inclusive no exterior, e tem oito livros de ficção publicados. Com A Idade da Paixão, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor romance em 1986.

Os participantes do Conversando com Rubem Mauro Machado vão receber a obra O Executante, da Coleção Negra, publicada pela Editora Record. Em O Executante, o jornalista e escritor Rubem Mauro Machado conta três histórias, cujos elementos básicos são sexo, ação e suspense - temperados com altas doses de humor e violência. As histórias são ambientadas no Rio de Janeiro. Em O Executante, Machado confere a suas personagens uma densidade psicológica inspirada nas novelas de Simenon, mesclando ficção e realidade. Ele utiliza figuras da vida real e cria personagens inspirados em pessoas comuns, que apesar de não aparentarem, são capazes de atitudes estarrecedoras.

O Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias fica na Rua Itororó, 175/conjunto 206, bairro Menino Deus. Informações e inscrições através do telefone (51) 8116-7928 ou oficinack@cpovo.net.Jornalista Responsável: Marta Tejera – (51) 8116-7928

domingo, 17 de maio de 2009

Ingrid Birnfeld e Leonardo Colucci vencem concurso

Recebi a antologia de contos publicada pela Fundação Cultural de Ituiutaba, contendo os vencedores do 18 Concurso de Contos Luiz Vilela. E, para alegria do mestre, lá estão dois alunos das nossas oficinas, os únicos gaúchos entre os 9 vencedores de todo o Brasil:

Ingrid Birnfeld, com o conto "Partidas";

Leonardo Colucci, com o conto "Páreo corrido".

Aos vencedores, os parabéns. Eles concorreram com 683 autores.

Se eles aceitarem, postarei os contos em Gosteimuito.blogspot.com para que todos possam conhecê-los.

Fizeram parte da Comissão Julgadora importantes nomes da crítica nacional: José Castello, Regina Zilberman e Rinaldo de Fernandes. Segundo a comissão, os contos vencedores mapeiam "as distintas linhas de força que, hoje, constituem o melhor da literatura brasileira no âmbito da narrativa curta".

sábado, 16 de maio de 2009

Bolsas para Escritores

A Fundação Biblioteca Nacional divulgou nesta semana editais de três bolsas de pesquisa. Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas do “Programa Nacional de Apoio à Pesquisa”, “Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros” e “Bolsas para Autores com Obras em Fase de Conclusão”. A data limite para o envio de projetos é o dia 12 de junho de 2009. As bolsas terão vigência de 12 meses, sem renovação, e, como nos anos anteriores, será vedada a acumulação desta com a de outros programas como CNPq, outras agências ou da própria FBN. Os editais de cada bolsa estão disponíveis para download em www.bn.br.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Concurso de Contos Josué Guimarães 2009

Regulamento

Instalado em 1988, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que estimulou a criação e expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, que se realizam, sem interrupção, desde 1981. Em 2009, o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães chega à sua décima primeira edição.

INSCRIÇÕES

O concurso destina-se a contistas com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos. Cada participante deverá apresentar 03 (três) contos. As inscrições serão realizadas de 30 de janeiro de 2009 a 01 de junho de 2009.

As inscrições podem ser feitas através da entrega de originais no local de inscrição ou por correio. Não serão aceitas inscrições por e-mail.

Local de inscrição:
Universidade de Passo Fundo
13ª Jornada Nacional de Literatura
11º Concurso de Contos Josué Guimarães
Centro Administrativo, Campus I BR 285 KM 171
Bairro São José CEP 99001-970 Passo Fundo/RS
Fone/fax: (54) 3316-8368
www.jornadadeliteratura.upf.br

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os originais deverão ser apresentados em 04 (quatro) vias, em formato A4, digitado numa só face, espaço 1, fonte Times Roman, tamanho 12, e identicados apenas com o pseudônimo do autor.

As 04 (quatro) vias deverão ser reunidas em um único envelope, com o título do concurso e o pseudônimo do autor. Nesse mesmo envelope, deverá ser colocado um outro envelope, contendo a identicação do autor, seu endereço completo, um breve currículo e a indicação dos títulos dos contos.

JULGAMENTO

Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras, devendo ser divulgado o nome dos vencedores na abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura, dia 24 de agosto de 2009, no Circo da Cultura em Passo Fundo.

Não caberá recurso às decisões da Comissão Julgadora.

PREMIAÇÃO

Os dois melhores contistas receberão prêmios no valor de:
1º lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
Troféu Vasco Prado
2º lugar: - R$ 3.000,00 (três mil reais);
Troféu Vasco Prado

Alguns trabalhos poderão ser destacados com MENÇÃO HONROSA, a critério da Comissão Julgadora.

Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em co-edição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

OUTRAS DISPOSIÇÕES

Os casos não previstos por este regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
A inscrição implicará, por parte do concorrente, a aceitação dos termos do presente regulamento, bem como a cessão, sem ônus, dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação, até 05 (cinco) anos após o encerramento do concurso.

Edital do Prêmio SESC de Literatura 2009

I - APRESENTAÇÃO

O PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, nas categorias literárias CONTO e ROMANCE.

II - INSCRIÇÃO

1Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.

2O(s) texto(s) inscrito(s) deverá(ão) ser inédito(s), ou seja, nunca ter(em) sido publicado(s). Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet.

3O autor não poderá ter nenhum livro publicado na(s) categoria(s) em que se inscrever.

4Os originais deverão ser enviados em quatro vias, sem ilustrações, datilografados em espaço duplo ou impressos em papel A4, em apenas um lado. Neste caso, a formatação deverá ser: fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; margens 2,5.

5 As quatro vias deverão estar encadernadas, com folha de rosto na qual deverão constar o título da obra e o pseudônimo do autor.

6Em envelope lacrado, em anexo, deverão ser enviados os dados do autor: pseudônimo, nome, data de nascimento, título da obra, identidade, CPF, endereço completo, telefone, e-mail e currículo resumido.

7A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 laudas, caso seja romance; e 70 e 200 laudas, caso seja livro de contos. Será considerada a formatação determinada no item 4.

8As inscrições deverão ser enviadas entre 05 de maio a 30 de setembro de 2009. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.

III - JULGAMENTO

1As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por professores, escritores, jornalistas e críticos literários, selecionados pelo SESC.

IV - PREMIAÇÃO

1O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 será divulgado em fevereiro de 2010.

2O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída pela Editora Record.

3O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte dessa primeira edição será distribuída para a rede de bibliotecas do SESC e outros espaços culturais.

4A cerimônia de premiação se dará no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2010. Essa data poderá ser alterada sem aviso prévio pelo SESC.

5O autor vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea – exceto se for oriundo do estado do Rio de Janeiro – e estadia pagas pelo SESC para comparecer à premiação.

6O autor vencedor de cada categoria poderá ser convidado a participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estadia.

7As comissões julgadoras poderão selecionar, a seu critério, obras cujos autores receberão, a título de Menção Honrosa, um certificado emitido pelo SESC, além de kits com livros da Editora Record.

V - DISPOSIÇÕES GERAIS

1As inscrições para o PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009 são gratuitas.

2Entende-se por romance uma narrativa ficcional longa. E por livro de contos um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Não serão aceitas inscrições com apenas um conto.

3É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da Record e do SESC, da Confederação Nacional e Federações do Comércio, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

4Caso seja constatado que a obra inscrita já tenha sido publicada, a inscrição será anulada.

5Não serão aceitas obras póstumas ou escritas em coautoria.

6Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido exibida em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse um quarto do tamanho do texto inscrito.

7Nenhuma obra enviada será devolvida.

8A companhia aérea e o horário do vôo para o Rio de Janeiro serão definidos pelo SESC, que também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os dois vencedores terão direito.

9Será custeada a viagem dos vencedores do concurso, sem direito a acompanhante.

10As comissões julgadoras são soberanas, portanto não caberão recursos de suas decisões.

11Ao se inscrever no PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2009, o candidato estará automaticamente concordando com os termos deste edital.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Conversando com Ivan Pinheiro Machado

Na segunda-feira, dia 18 de maio, das 12h às 14h, Ivan Pinheiro Machado, um dos maiores editores brasileiros, participará do Projeto Conversando, no Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias. Os participantes receberão, além da oportunidade de conviver por duas horas com um editor que já lançou centenas de autores, 5 livros publicados pela L&PM.

domingo, 10 de maio de 2009

Agradecimento

A noite de sexta-feira, dia 08 de maio, foi agradável, divertida e concorrida. Mais de uma centena de pessoas compareceram à minha sessão de autógrafos, alunos e alunas, ex-alunos e ex-alunas, candidatos e candidatas às oficinas, amigos e amigas. Agradeço a todos a presença, desejando-lhes, agora, uma boa leitura de O pêndulo do relógio e outras histórias de Pau-d´Arco. Creio não exagerar, mas esta é a mais linda edição que já tive, em mais de 30 títulos. Este lançamento inicia uma parceria com a Editora Manole e seu selo Amarylis. Agradeço, também, a presença da editora Leda Rita Cintra Ferraz, que veio de São Paulo para prestigiar um novo autor em seu catálogo. (Contato para compras da obra e para palestras em escolas: Marta Tejera, 81167928).

Charles Kiefer

terça-feira, 5 de maio de 2009

Um novo blog

Já está no ar o blog http://gosteimuito.blogspot.com onde o escritor e professor de Escrita Criativa da PUCRS e das Oficinas Literárias na Palavraria e na Itororó, Charles Kiefer, postará os melhores poemas, os melhores contos e as melhores crônicas de seus alunos e alunas. Kiefer promete ser rigoroso na seleção. A nova página foi desenhada por Maíra Kiefer, que fotografou a máquina de escrever de Érico Veríssimo para servir de ícone e homenagem aos novos autores e autoras.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Charles Kiefer autografa no dia 08 de maio na Palavraria

Depois de 20 anos de sua primeira edição, a novela O Pêndulo do Relógio, premiada com um Jabuti em 1985, será relançada no dia 8 de maio (sexta-feira), às 19h, na Livraria Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165, bairro Bom Fim).

A obra vem acompanhada de outras duas pequenas novelas de Kiefer: O Poncho e A Traíra, também ambientadas na fictícia cidade de Pau D’Arco. O selo Amarilys, pertencente à editora paulista Manole, é responsável pela publicação de O Pêndulo do Relógio e outras histórias de Pau-d'Arco.

O escritor Charles Kiefer retrata com profundidade as várias facetas da rica vida interiorana de Pau-d’Arco, cidade fictícia que ele apresenta como microcosmo de culturas e vivências, uma região tradicional e agrária que é de súbito lançada às engrenagens cruéis da modernidade.
Em A traíra, André segue, ao lado do irmão e do cunhado, rumo a uma típica pescaria em família. Alheio à amizade compartilhada pelos dois, sente-se saudoso dos tempos em que fazia o mesmo trajeto acompanhando o avô. A falta se traduz na busca pelo excepcional e revela um universo masculino fechado, melancólico e incompreendido.

O poncho, por sua vez, apresenta as reflexões de uma neta sobre uma história que ouvira muitas vezes de seu avô, Fernando Könning. Após fazer parte do grupo que deu origem à cidade de San Martin, cenário do romance A face do abismo, Fernando retarda sua volta para Pau-d’Arco, para sua família e para a noiva, que ficou à sua espera. O retorno rende um acerto de contas com o passado e a convicção de que “o que de amor foi tecido, de amor permanece”.

Todos esses matizes ganham tom ainda mais nítido na novela que dá título ao volume, O pêndulo do relógio. Sucesso de público e de crítica, que nas suas primeiras nove edições vendeu 45 mil exemplares, ela acompanha de maneira compassada e pontual a angústia de Alfredo Müller, colono humilde que se vê enredado em dívidas com o Banco, verdadeira entidade-símbolo de um sistema opressivo no qual seu modo de tocar a vida e de arar a terra não tem mais lugar.

Essas histórias, escritas com precisão e fluência, lidam com uma saudável melancolia que permeia a experiência dos personagens diante da falta de alguém ou de algo que se perdeu.

Com sua aposta na qualidade o selo Amarylis reapresenta ao púbico estas três novelas reunidas. Um presente aos leitores de Charles Kiefer, uma vez que O Pêndulo do Relógio se encontrava esgotado há vários anos.