sábado, 12 de junho de 2010

VITOR RAMIL NO PROJETO CONVERSANDO DO DIA 28/06

Na segunda-feira, dia 28 de junho, das 12h às 14h, a Oficina Literária Charles Kiefer promove mais uma edição do projeto Conversando, desta vez com o compositor, cantor e escritor gaúcho Vitor Ramil. Este evento é restrito a 13 participantes e o passaporte permite o acesso à palestra e sessão de autógrafos, bem como oferece um livro de autoria de Ramil. Durante o Conversando com Vitor Ramil os participantes vão conhecer o processo de criação deste artista gaúcho, tanto na música, como na literatura, suas influências, percepções da carreira artística e relações com o meio.


Além de décadas dedicadas à música, Ramil tem se destacado pelas incursões na literatura, cujos frutos foram publicados pela Cosac&Naify: Satolep e Pequod, além do ensaio A Estética do Frio – Conferência em Genenbra, editado pela Satolep Livros, em que discute a identidade dos habitantes do extremo Sul.


Na novela Satolep, Ramil se valeu de passagens de sua infância, recriando ambientes que remetem ao sul do Brasil e ao Uruguai. Na fantasmática Satolep (palíndromo da palavra Pelotas) é a cidade construída pelo escritor, para onde o fotógrafo Selbor, protagonista e narrador do romance homônimo, retorna no dia do seu aniversário de trinta anos. Ele se depara, então, com personagens reais da história pelotense, como o escritor João Simões Lopes Neto, o poeta, jornalista e boêmio Lobo da Costa e o cineasta Francisco Santos.


Em Pequod, a ambientação novamente ocorre no sul do Brasil, onde um navio que afunda remete às lembranças de uma família e de suas origens espanholas. Neste cenário, Ramil propõe uma reflexão sobre o tempo, sobre as diferenças e a memória.


Informações e inscrições para o Conversando com Vitor Ramil podem ser feitas pelos telefones 51 3311-4825/51 8116-7928 ou ainda pelo e-mail: oficinack@cpovo.net.

2 comentários:

  1. putz... queria tanto ter ido... fiquei uns dias sem entrar muito na internet e só vi depois que passou! Tomara que tenha denovo!

    ResponderExcluir