quarta-feira, 19 de maio de 2010

O UNIVERSO DE GUIMARÃES ROSA É A PALESTRA DE KATHRIN ROSENFIELD NA OFICINA CHARLES KIEFER

No próximo dia 24 de maio (segunda-feira), das 12h às 14h, Kathrin Holzermayr Rosenfield, austríaca radicada no Brasil desde a década de 80, pesquisadora do CNPq e professora na UFRGS, nos cursos de Letras e Filosofia, criadora do Núcleo Filosofia-Literatura-Arte, que desenvolve as relações entre pesquisa acadêmica, criação artística e comunicação com a sociedade, realiza uma palestra sobre a obra de João Guimarães Rosa, na Oficina Literária Charles Kiefer (rua Itororó, 175/conjunto 206). A palestra tem vagas limitadas e, na ocasião, os participantes vão receber uma obra sobre o tema de autoria da palestrante.


A leitura de João Guimarães Rosa propicia aos leitores diversos tipos de análise, seja pelo pitoresco da linguagem, pelas excentricidades, invenções ou caracterização do mundo sertanejo. Rosa é autor de obras brasileiras de destaque, entre elas Sagarana, livro de contos publicado em 1946, em que trabalhou uma linguagem inovadora, partindo de regionalismos e simbologias. Em 1956, o escritor lançou Grande sertão: Veredas, seu único romance e que é considerado um dos mais importantes textos da literatura brasileira. A leitura e interpretação desta obra constituem muitas vezes um desafio para quem se habilita a lê-lo, uma vez que Rosa imprimiu ao texto a sua marca de experimentação e recriação da linguagem.


Dedicada pesquisadora da obra roseana, Kathrin Rosenfield é autora das obras Os Descaminhos do Demo, Desenveredando Rosa e Grande sertão: vereda: roteiro de leitura, em que reúne estudos que desvendam a obra de Rosa tanto do ponto de vista literário como filosófico e psicanalítico. Durante a palestra, Kathrin vai apresentar o resultado de seus estudos e alguns caminhos para ler e interpretar a obra roseana.


Informações e inscrições sobre a palestra o Universo de Guimarães Rosa, com Kathrin Rosenfield pelos telefones 51 3311-4825/ 51 8116-7928  ou oficinack@cpovo.net.


O QUE: O UNIVERSO DE GUIMARÃES ROSA, POR KATHRIN ROSENFIELD
QUANDO: DIA 24 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)
HORÁRIO: DAS 12h ÀS 14h
ONDE: NA OFICINA LITERÁRIA CHARLES KIEFER (RUA ITORORÓ, 175/CONJUNTO 206 – MENINO DEUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário