quinta-feira, 11 de março de 2010

Ivan Izquierdo fala sobre a memória na Oficina Charles Kiefer

A memória, objeto de estudo do médico e neuropesquisador Ivan Izquierdo, será o tema que este profissional vai tratar durante o projeto Conversando, organizado pela Oficina Literária Charles Kiefer (rua Itororó, 175/conjunto 206 – bairro Menino Deus). A palestra de Ivan Izquierdo será no próximo dia 5 de abril e as inscrições para participar do projeto, que ocorre das 12h às 14h, já estão abertas.

Conhecido internacionalmente pelas importantes pesquisas e descobertas em relação aos mecanismos e à modulação da memória em suas diversas fases, Ivan Izquierdo é professor titular da faculdade de Medicina da PUCRS, onde também coordena o Centro de Memória. Argentino, naturalizado brasileiro, Izquierdo é doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, onde foi professor, assim como da Universidade Nacional de Córdoba, sendo professor honorário de ambas. No Brasil, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São Paulo.

Atua como consultor de 22 agências de financiamento científico de sete países, e de mais de 30 revistas científicas de todo o mundo. Até julho de 2009 Ivan Izquierdo foi citado mais de 12.900 vezes, de acordo com o Institute of Scientific Information (ISI). Dedica-se também à literatura: escreveu muitos artigos em jornais ou revistas, dois livros de contos, três livros de divulgação científica e cinco livros de ensaios, em português, além de dois livros de divulgação científica em espanhol. O pesquisador recebeu 50 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Conrado Wessel, no Brasil, em 2008, e o Prêmio TWAS em 1995. Recebeu também várias condecorações em nível nacional, entre elas a Ordem do Rio Branco e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil.

Durante o encontro, Ivan Izquierdo vai tratar de aspectos relativos à memória enquanto função cerebral encarregada da aquisição, conservação e evocação de infomações e suas subdivisões conforme a duração e o conteúdo. O passaporte para o evento Conversando com Ivan Izquierdo dá direito a uma obra deste autor.

Informações e inscrições pelo telefone: 51 8116-7928 ou 51 3311-4825

Nenhum comentário:

Postar um comentário