quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CELSO GUTFREIND FALA SOBRE LITERATURA E PSICANÁLISE NO PROJETO CONVERSANDO



O escritor e psicanalista Celso Gutfreind é o participante do projeto Conversando da Oficina Literária Charles Kiefer no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 12h às 14h. O tema do Conversando com Celso Gutfreind será Literatura e Psicanálise: o espaço do ensaio. Os participantes do evento vão receber a obra de Gutfreind, As duas análises de um caso de fobia em um menino de cinco anos: o Pequeno Hans - A psicanálise da criança ontem e hoje, da editora Civilização Brasileira. A Oficina Literária Charles Kiefer fica na rua Itororó, 175/conjunto 206, bairro Menino Deus. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 51 3311-4825/ 51 8116-7928 ou pelo e-mail oficina ck@cpovo.net.


Celso Gutfreind é autor de diversas obras de poesia, literatura infantil e ensaios, além de professor universitário nas áreas de Psiquiatria infantil, Saúde Coletiva e Psiquiatria do Adolescente. No livro As duas análises de um caso de fobia em um menino de cinco anos: o Pequeno Hans - A psicanálise da criança ontem e hoje, Celso Gutfreind, que é doutor em psicologia clínica pela Universidade Paris 13 e pós-doutor em psiquiatria infantil pela Universidade de Paris, toma como ponto de partida um livro de Freud de 1909 que trata do primeiro atendimento feito a uma criança. Tudo começa quando Hans desenvolve um medo de ser mordido por um cavalo e não quer mais sair de casa. O pai do garoto, Max Graeff, musicólogo e intelectual, procura o amigo Freud para ajudar na solução do problema. A partir de diversas conversas, sem a presença do menino, Freud consegue encontrar uma solução para o caso, tendo como base o Complexo de Édipo. Na obra, partindo de uma linguagem simples, Gutfreind aproxima o ensaio da literatura, mostrando as diferenças tanto entre as crianças quanto entre os tratamentos desenvolvidos nos séculos XX e XXI.


Durante o projeto Conversando, Gutfreind vai falar justamente sobre as aproximações entre literatura e psicanálise e de que maneira o texto literário pode auxiliar no desenvolvimento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário