segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sobre "Conversando com Celso Gutfreind", dia 25 de janeiro


"Tivemos uma excelente oportunidade de compreender a influência da Psicanálise na Literatura, aspectos importantes para a construção do personagem e alguns elementos essenciais para uma boa narrativa. Compartilhar os ensinamentos e experiências de Celso Gutfreind foi realmente um privilégio. O debate acrescentou muito a cada participante e gerou novas motivações para entendermos melhor do universo da escrita e, sobretudo, de nós mesmos."


César Azevedo

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CELSO GUTFREIND FALA SOBRE LITERATURA E PSICANÁLISE NO PROJETO CONVERSANDO



O escritor e psicanalista Celso Gutfreind é o participante do projeto Conversando da Oficina Literária Charles Kiefer no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 12h às 14h. O tema do Conversando com Celso Gutfreind será Literatura e Psicanálise: o espaço do ensaio. Os participantes do evento vão receber a obra de Gutfreind, As duas análises de um caso de fobia em um menino de cinco anos: o Pequeno Hans - A psicanálise da criança ontem e hoje, da editora Civilização Brasileira. A Oficina Literária Charles Kiefer fica na rua Itororó, 175/conjunto 206, bairro Menino Deus. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 51 3311-4825/ 51 8116-7928 ou pelo e-mail oficina ck@cpovo.net.


Celso Gutfreind é autor de diversas obras de poesia, literatura infantil e ensaios, além de professor universitário nas áreas de Psiquiatria infantil, Saúde Coletiva e Psiquiatria do Adolescente. No livro As duas análises de um caso de fobia em um menino de cinco anos: o Pequeno Hans - A psicanálise da criança ontem e hoje, Celso Gutfreind, que é doutor em psicologia clínica pela Universidade Paris 13 e pós-doutor em psiquiatria infantil pela Universidade de Paris, toma como ponto de partida um livro de Freud de 1909 que trata do primeiro atendimento feito a uma criança. Tudo começa quando Hans desenvolve um medo de ser mordido por um cavalo e não quer mais sair de casa. O pai do garoto, Max Graeff, musicólogo e intelectual, procura o amigo Freud para ajudar na solução do problema. A partir de diversas conversas, sem a presença do menino, Freud consegue encontrar uma solução para o caso, tendo como base o Complexo de Édipo. Na obra, partindo de uma linguagem simples, Gutfreind aproxima o ensaio da literatura, mostrando as diferenças tanto entre as crianças quanto entre os tratamentos desenvolvidos nos séculos XX e XXI.


Durante o projeto Conversando, Gutfreind vai falar justamente sobre as aproximações entre literatura e psicanálise e de que maneira o texto literário pode auxiliar no desenvolvimento das pessoas.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Traçando Verissimo



Luis Fernando Verissimo é o palestrante do projeto Conversando, organizado pela Oficina Literária Charles Kiefer quinzenalmente. A partir das 12h até às 14h, da segunda-feira, dia 18 de janeiro, Verissimo, vai falar sobre processo de criação, influências, entre outros temas relacionados a sua produção literária. Quem participar da função ainda leva para casa um livro Traçando Paris, Traçando Madrid, Traçando Nova Iorque ou Traçando Roma, de autoria de Luis Fernando Verissimo e publicados pela Artes&Ofícios. O projeto Conversando da Oficina Literária Charles Kiefer vem acontecendo há um ano, com o objetivo de proporcionar aos participantes um contato direto com autores nacionais. Este projeto ocorre na sede da Oficina que fica na Rua Itororó, 175/conjunto 206, no bairro Menino Deus. Quem estiver interessado em participar do Conversando com Luis Fernando Verissimo deve se inscrever pelo telefone 51 3311-4825 ou 51 8116-7928.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Veríssimo em dose dupla

Foi tão grande a procura pelo Conversando com Luis Fernando Verissimo, no dia 11 de janeiro, que faremos um segundo encontro, no dia 18 de janeiro.

Todas as vagas para o segundo encontro foram preenchidas. E já temos lista de espera para o grupo 3.

Veremos com o LFV se ele topa uma terceira palestra ainda em janeiro de 2010.