quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LUCIANO ALABARSE MINISTRA CURSO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO TRÁGICO

A evolução da tragédia na produção artística ocidental é tema de oficina

A partir do dia 20 de novembro (sexta-feira), das 18h às 20h, o diretor teatral Luciano Alabarse vai ministrar um curso em quatro encontros sobre o desenvolvimento histórico do gênero trágico na tradição ocidental. Durante as aulas, restritas a 12 participantes, a tragédia será analisada desde suas origens até seus fundamentos teóricos, contextos políticos e principais representantes. Nos 4 encontros, Luciano Alabarse vai trabalhar com os alunos a Trilogia Tebana, de Sófocles (Édipo, Édipo em Colono e Antígona); a Tragédia Shakespereana (Macbeth, Rei Lear e Hamlet) e A Tragédia Moderna (A trilogia da terra de Federico García Lorca).

Luciano Albarse é um dos mais conceituados diretores de teatro do Brasil, atualmente à frente da coordenação do Porto Alegre Em Cena. Entre seus sucesso de direção estão o espetáculo Heldenplatz, do austríaco Thomas Bernhard , de quem Alabarse já encenou Almoço com Sr. Ludwig e A Força do Hábito. Recentemente se dedicou aos clássicos gregos, com montagens de Medéia, Antígona e Édipo. Desde 1974, ano em que se formou em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alabarse tem dirigido espetáculos de teatro e música. Com uma carreira consolidada, o diretor gaúcho alia sua fama de grande "agitador cultural" ao faro de descobridor de cantoras. Ele dirigiu os primeiros shows de Adriana Calcanhoto e Muni.

Detentor de quatro Troféus Açorianos de Melhor Diretor Teatral do Rio Grande do Sul, distingue-se pela sua predileção por autores densos, textos de estrutura complexa e muito ligados à literatura. Sob sua direção, alguns dos autores gaúchos mais renomados e reconhecidos ganharam sua primeira versão teatral, entre eles, Lya Luft, João Gilberto Noll, Caio Fernando Abreu e Tânia Faillace.

Jornalista Responsável: Marta Tejera (51) 8116-7928/ (51) 3311-4825

martatejera@cpovo.net e oficinack@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário