quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CONVERSANDO COM ALTAIR MARTINS

O escritor Altair Martins é o convidado do projeto Conversando, organizado pela Oficina Literária Charles Kiefer.

A palestra de Martins será no próximo dia 25 de setembro (sexta-feira) das 18h às 20h, na Rua Itororó, 175/conjunto 206 – bairro Menino Deus. Ao final da palestra os participantes ganharão o livro A Parede no Escuro, com o qual Altair Martins recebeu o prêmio São Paulo de Literatura 2009 e é finalista do Prêmio Jabuti, edição 2009.

Não há mais vagas para o evento.

Altair Martins é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor em escolas de Porto Alegre e na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos).
Como escritor, estreou com a antologia de contos Como se moesse ferro (1999), seguida de Se choverem pássaros, ambas pela WS Editores. Foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa, em 1999, do Prêmio Luiz Vilela e do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, em 2001.

A Parede no Escuro, publicado pela editora Record, apresenta um enredo onde ricocheteiam os desastres do amor, os infernos particulares, as cenas da vida cotidiana, a condição humana. Tudo composto com uma linguagem que destaca a angústia de seus protagonistas, suas esperanças e sonhos. Muitos deles desfeitos ou prestes a serem desmanchados. Neste livro, Altair Martins cria um romance com diversos narradores, que expõem e expiam suas culpas e sentimentos de perda. Duas famílias, repentinamente, ficam sem a figura paterna. Adorno, dono de uma padaria e pai de Maria do Céu, com quem tem uma relação difícil, é morto em um atropelamento. O pai do motorista responsável pela morte se encontra em um hospital, em estado grave, cercado por tubos. Suas chances de sobrevivência são poucas. Altair Martinsr faz do leitor um cúmplice: embora a autoria do crime permaneça um mistério para as demais personagens, podemos acompanhar as maquinações de culpa e a dor da miséria existencial desse motorista. Num clima soturno e minucioso, com toques de erotismo, o romance desfila personagens peculiares, todos de vida medíocre e sonhos que não passam do teto, constituindo um universo cruelmente verossímil.

Jornalista Responsável: Marta Tejera (51) 8116-7928 ou martatejera@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário