domingo, 12 de julho de 2009

Conversando com Juremir Machado da Silva: literatura e pós-modernidade

Juremir Machado da Silva é o convidado do projeto Conversando do próximo dia 4 de agosto (terça-feira), das 12h às 14h, nas Oficinas Literárias Charles Kiefer. Para um grupo de, no máximo, 12 participantes, o escritor, jornalista e professor vai falar sobre o tema literatura e pós-modernidade.

Juremir Machado da Silva é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes. Em Paris, de 1993 a 1995, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Também é colunista no jornal Correio do Povo. Autor de dezenas de livros, Juremir Machado da Silva tem obras publicadas em vários gêneros como conto, novela e romance, além de livros relativos à área da Comunicação.

Os participantes do Conversando com Juremir Machado da Silva vão receber o romance Solo, publicado pela Editora Record. Nesta obra o autor apresenta a história de um homem dividido entre a busca do sucesso profissional, alcançado precocemente na publicidade, e um grande amor fracassado. Tudo na sua vida é tragicômico. Em algum momento, tudo esteve ao alcance da sua mão. Depois, restaram-lhe os controles remotos da televisão, do aparelho de som e do DVD. É nessa época que tentará encontrar um sentido, talvez até mesmo algo anacrônico, o sentido da vida. Este livro se insere, portanto, na longa tradição dos romances sobre um personagem que vai ao fundo do poço ou desce ao inferno em busca de si mesmo. Nessa aventura interior radical, ele atravessa várias etapas, desde uma fase de reclusão total até uma fuga para o exterior, com viagens por alguns países em busca da sua identidade. Por fim, perceberá que todos os caminhos se entrelaçam numa rede. O resultado disso tudo é uma narrativa irônica, muitas vezes divertida ou cheia de ternura pela fraqueza dos seres humanos, outras vezes sufocante, opressiva e impiedosa.

Interessados em participar do Conversando com Juremir Machado da Silva devem entrar em contato pelos telefones (51) 3311-4825 ou (51) 8116-7928 ou através do e-mail oficinack@cpovo.net ou charleskiefer@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário