terça-feira, 28 de julho de 2009
Programa de fidelidade (atualização)
Abaixo, a posição dos que participaram de três ou mais eventos até o momento.
Guido Kopittke
7 (sete)
Newton Fabrício
6 (seis)
Viviane Treméa
4 (quatro)
César Azevedo
4 (quatro)
Carmen Sílvia Presotto
3 (três)
Denise Barros
3 (três)
Laura Nunes Vieira
3 (três)
Leila Teixeira
3 (três)
Luciano Medici Antunes
3 (três)
Marcel Citro
3 (três)
Marilene Smarczek
3 (três)
Zeoni Warmling
3 (três)
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Notas sobre os cursos e oficinas
Hoje, dia 24 de julho, às 17h, terminam as aulas de Assis Brasil, no curso A construção do romance. Na segunda, dia 27, teremos o início das aulas do segundo grupo.
Se você perdeu os cursos, vamos repeti-los no início de 2010. Coloque já seu nome em lista de espera. Aliás, faça isso rapidamente, pois as novas turmas já estão quase lotadas.
Regina Zilberman
Estão se esgotando rapidamente as vagas para o curso Mitos femininos na literatura da Antiguidade, com Regina Zilberman, para setembro/outubro.
Moacyr Scliar
A oficina de Crônicas com Moacyr Scliar está em pleno andamento. Segunda-feira, dia 27, teremos a segunda aula.
Juremir Machado da Silva
As vagas para o Conversando com Juremir Machado da Silva, a realizar-se no dia 04 de agosto, já estão esgotadas e há lista de espera para um segundo encontro.
Ainda temos vagas para o curso de Desenho de Humor, com o chargista Santiago. Para inscrever-se escreva para charleskiefer@uol.com.br ou oficinack@cpovo.net
domingo, 19 de julho de 2009
MITOS FEMININOS NA LITERATURA DA ANTIGUIDADE
Dra. Regina Zilberman
Nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05 de outubro, às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Espaço Charles Kiefer de Oficinas Literárias, na Itororó, 175/206, no Bairro Menino Deus, Regina Zilberman, uma das mais importantes críticas literárias do Brasil, dará o curso Mitos femininos na literatura da Antiguidade.
PROGRAMA
1. A sedução (Helena), no dia 14 de setembro;
2. A fidelidade (Penélope, Dejanira) no dia 21 de setembro;
3. A maternidade (Medeia, Clitemnestra, Jocasta, Fedra), no dia 28 de setembro;
4. As filhas (Electra, Ifigênia, Antígona), no dia 05 de outubro.
Para um melhor aproveitamento do curso, solicita-se que os inscritos leiam, antecipadamente, as seguintes peças teatrais:
ÉSQUILO. Agamemnon. Trad. de Trajano Vieira. São Paulo: Perspectiva, 2007.
EURÍPEDES. Medeia. Hipólito. As troianas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 (Col. A Tragédia Grega, v. 3)
SÓFOCLES. Édipo Rei. Antígona. São Paulo: Martin Claret, 2002.
EURÍPEDES; SÓFOCLES. Electra(s). Trad. de Trajano Vieira. São Paulo: Atelier, 2009.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Regina Zilberman e os mitos femininos
Dia 14: A sedução (Helena);
Dia 21: A fidelidade (Penélope, Dejanira);
Dia 28: A maternidade (Medeia, Clitemnestra, Jocasta, Fedra)
Dia 05 de outubro: As filhas (Electra, Ifigênia, Antígona)
Reserve já a sua vaga.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Notícias sobre nossos eventos
2. Na segunda-feira, dia 20 de julho, ao meio dia, inicia a Oficina de Crônica, com o imortal Moacyr Scliar. E as aulas continuam em 27 de julho, 03 de agosto e 10 de agosto. A turma está lotada e há lista de espera.
3. Ainda temos vagas para o Conversando com Juremir Machado da Silva, que acontecerá no dia 04 de agosto, terça-feira, ao meio-dia.
4. Ainda temos vagas para o Conversando com Luciano Alabarse, que acontecerá no dia 24 de agosto, segunda-feira, ao meio-dia.
5. Para setembro, teremos uma Oficina de Dramaturgia com Ivo Bender. Reserve sua vaga antes da abertura do processo de matrícula e garanta assim o seu lugar.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Oficina de desenho de humor com Santiago
Desenhista de humor, como gosta de ser chamado, Santiago nasceu Neltair Rebés Abreu. O apelido com o qual se consagrou foi adquirido nos tempos da faculdade de Arquitetura e remete a sua cidade de origem, Santiago do Boqueirão. O cartunista começou sua carreira na revista Novolhar, em 1975, e na extinta Folha da Tarde, de Porto Alegre, e assim foi até a década de 80 quando se tornou autônomo, trabalhando com diversas empresas jornalísticas como Jornal do Comércio, de Porto Alegre, jornais do interior gaúcho, Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, além de editoras. Esses trabalhos ele chama de “desenhos de sobrevivência”.
Santiago dedica-se ao desenho de caráter humorístico, sempre com um olhar original e impactante. O cartunista define a atuação dos chargistas como uma mistura de jornalismo com artes plásticas e que esta mistura é bem aplicada aos fatos políticos, já que o cenário muitas vezes conturbado nesta área é favorável aos cartunistas. O talento de Santiago já rendeu muitos prêmios e distinções. Ele já ganhou diversas edições de Fóruns de Humor Gráfico, e o principal, a premiação do jornal Yomiuri, espécie de Oscar anual dos cartuns que se realiza no Japão. Além do trabalho com a imprensa, Santiago tem mais de uma dezena de livros como, “Humor Macanudo” e “Dupla Sertanojo”.
Durante a Oficina de Desenho de Humor, que vai se desenrolar em quatro encontros, terminando no dia 31 de agosto, Santiago vai tratar do desenho, enquanto ferramenta de expressão, abordando a estilização e a simplificação da figura, expressões e movimentos, a busca pela piada original, através das analogias visuais, trocadilhos verbais e jogos de palavras, a surpresa e a originalidade da piada, o desenho sem palavras e o desenho com texto no balão. Os dois últimos encontros, Santiago vai dedicar a estrutura do cartum, o ângulo de visão do leitor, a criação dos personagens, as regras básicas da comunicação visual e o uso dos símbolos consagrados do humor gráfico (alfabeto visual), além de realizar uma análise dos desenhos produzidos em sala de aula, com um balanço de erros e acertos.
Informações e inscrições para a Oficina de Desenho de Humor com Santiago através dos telefones (51) 8116-7928, (51) 3311-4825 ou pelo e-mail oficinack@cpovo.net.
domingo, 12 de julho de 2009
Moacyr Scliar ministra oficina de crônicas
Cronista reconhecido, Moacyr Scliar é autor de 80 livros em vários gêneros além da crônica, como romance, conto, ensaio e ficção infanto-juvenil. Suas obras já foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica.
Moacyr Scliar foi agraciado com diversos prêmios como o Prêmio Academia Mineira de Letras (1968), Prêmio Joaquim Manoel de Macedo (Governo do Estado do Rio, 1974), Prêmio Cidade de Porto Alegre (1976), Prêmio Brasília (1977), Prêmio Guimarães Rosa (Governo do Estado de Minas Gerais, 1977), Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2007), Prêmio Casa de las Americas (1989), Prêmio Pen Club do Brasil (1990), Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre, 1997 e 2002), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998) e Prêmio Mário Quintana.
Informações e inscrições para a Oficina de Crônica com Moacyr Scliar através dos telefones (51) 3311-4825, (51) 8116-7928 ou ainda pelo e-mail oficinack@cpovo.net.
Conversando com Juremir Machado da Silva: literatura e pós-modernidade
Juremir Machado da Silva é o convidado do projeto Conversando do próximo dia 4 de agosto (terça-feira), das 12h às 14h, nas Oficinas Literárias Charles Kiefer. Para um grupo de, no máximo, 12 participantes, o escritor, jornalista e professor vai falar sobre o tema literatura e pós-modernidade.
Juremir Machado da Silva é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes. Em Paris, de 1993 a 1995, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Também é colunista no jornal Correio do Povo. Autor de dezenas de livros, Juremir Machado da Silva tem obras publicadas em vários gêneros como conto, novela e romance, além de livros relativos à área da Comunicação.
Os participantes do Conversando com Juremir Machado da Silva vão receber o romance Solo, publicado pela Editora Record. Nesta obra o autor apresenta a história de um homem dividido entre a busca do sucesso profissional, alcançado precocemente na publicidade, e um grande amor fracassado. Tudo na sua vida é tragicômico. Em algum momento, tudo esteve ao alcance da sua mão. Depois, restaram-lhe os controles remotos da televisão, do aparelho de som e do DVD. É nessa época que tentará encontrar um sentido, talvez até mesmo algo anacrônico, o sentido da vida. Este livro se insere, portanto, na longa tradição dos romances sobre um personagem que vai ao fundo do poço ou desce ao inferno em busca de si mesmo. Nessa aventura interior radical, ele atravessa várias etapas, desde uma fase de reclusão total até uma fuga para o exterior, com viagens por alguns países em busca da sua identidade. Por fim, perceberá que todos os caminhos se entrelaçam numa rede. O resultado disso tudo é uma narrativa irônica, muitas vezes divertida ou cheia de ternura pela fraqueza dos seres humanos, outras vezes sufocante, opressiva e impiedosa.
Interessados em participar do Conversando com Juremir Machado da Silva devem entrar em contato pelos telefones (51) 3311-4825 ou (51) 8116-7928 ou através do e-mail oficinack@cpovo.net ou charleskiefer@uol.com.br
A Construção do Romance: 27 a 31 de julho
Carina Luft
Carmen Silvia Presotto
Caue Fonseca
Clara Hartmann
Cristina Moreira
Isabela Niemeyer
Josué de Paiva
Luciane Godinho da Silva
Marco de Curtis
Marilene Smarczek
Mariza Baur
A construção do romance: 20 a 24 de julho
Berenice Reinheimer
César Azevedo
Denise Barros
Eliana Cristina Dala
José Antônio Lemos
Luciana Wickert
Pena Cabreira
Ricardo Morales Brum
Sandra Stechman
Vanessa Silla
Zeoni Warmling
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Programa de Fidelidade
Classificação das participações
no Projeto Conversando
Nome
Guido Kopittke
7 (sete)
Newton Fabrício
6 (seis)
Viviane Treméa
4 (quatro)
Luciano Medici Antunes
3 (três)
Laura Nunes Vieira
3 (três)
Leila Teixeira
3 (três)
César Azevedo
3 (três)
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Oficina de crônicas com Moacyr Scliar
Solicite informações pelo e-mail charleskiefer@uol.com.br
Somente 12 vagas.
Moacyr Scliar é autor de 80 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil. Suas obras já foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, Rússia, Tchecoslováquia, Suécia, Noruega, Polônia, Bulgária, Japão, Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica. O autor foi agraciado com diversos prêmios como o Prêmio Academia Mineira de Letras (1968), Prêmio Joaquim Manoel de Macedo (Governo do Estado do Rio, 1974), Prêmio Cidade de Porto Alegre (1976), Prêmio Brasília (1977), Prêmio Guimarães Rosa (Governo do Estado de Minas Gerais, 1977), Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2007), Prêmio Casa de las Americas (1989), Prêmio Pen Club do Brasil (1990), Prêmio Açorianos (Prefeitura de Porto Alegre, 1997 e 2002), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998) e Prêmio Mário Quintana.